Ações que executamos na Escola Massilon Sabóia de Albuquerque como coordenador Pedagógico
1- Apoiar e acompanhar os professores em suas atividades de sala, orientando-os sobre a rotina, observando cadernos de planos, avaliando, dando todo o suporte necessário.
2- Acompanhar o rendimento da turma, aluno por aluno e traçar estratégias de recuperação para os alunos com dificuldades;
3- Avaliar mensalmente: leitura, compreensão, escrita e matemática. Após consolidar os resultados, entregar a direção e fazer feedback com os professores e conversa informal (planejamento específico);
4- É importante que os resultados sirvam como ponto de pauta e reflexão para o grupo e gerem ações e estratégias de recuperação;
5- Considerar todos os aspectos positivos e negativos do grupo;
6- Dar todo suporte pedagógico necessário para os professores;
7- No primeiro dia útil da semana, verificar cadernos de planos e rotina de atividades da semana, providenciar as cópias das atividades que serão utilizadas, fazer correspondência entre os conteúdos estudados, observar a relação de coerência entre as atividades e a rotina de aula.
8- Cabe ao coordenador pedagógico ter propriedade do conteúdo trabalhado pelo professores, CONHECER AS MATRIZES DE REFÊNCIA (DESCRITORES) E CURRICULAR E AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA REFERENTE AO NÍVEL DA TURMA.
9- Trabalhar a auto-estima do grupo, ser motivador, inovador, está a frente dos professores.
10- Organizar os eventos da escola, mobilizar a participação do grupo nas atividades da escola.
11- Ter uma participação direta no controle dos indicadores de sucesso: freqüência, para- casa feitos e livros lidos.
12- Observar e assinar mensalmente diário de classe, verificando se todas as aulas foram registradas.
13- Fazer reunião de pais mensalmente e expor os resultados da turma, fazendo uma leitura bem explicativa dos resultados. Chamar os pais individualmente quando for necessário.
14- Gerenciar de uma forma tranqüila, segura e coerente todo os conflitos internos. Não envolvendo os demais funcionários e nem disseminando qualquer tipo de comentário que possa prejudicar o grupo.
15- Ser cuidadoso e cauteloso nas decisões tomadas;
16- Ser promotor da paz e do bem estar do grupo;
17- Cuidar bem de todos os alunos, funcionários e da escola de uma forma geral;
18- Participar de todos os projetos desenvolvidos na escola, incluindo o recreio e hora do almoço;
19- Manter em dias e organizado uma pasta contendo resultados do mês, freqüência, livros lidos e para casa-feitos.
20- Fazer planejamento específico sempre que necessário, principalmente após o diagnóstico.
21- Fazer as avaliações seguindo matriz de referência- SAEB – disponibilizado pela prefeitura. Observando o conteúdo estudado nas matrizes e competências exigidas para cada período. Estipular metas para cada competência por mês.
22- Entregar a direção semanalmente sua rotina de trabalho;
23- Observar as aulas dos professores, pontuando os aspectos mais importantes e fazer sugestões sobre a metodologia de professor, caso seja preciso fazer alguma intervenção, que faça com muita cautela, atenção e bom senso;
24- Motivar os alunos, conversando sempre com eles e desenvolvendo ações de premiação;
25- Acompanhar, desenvolver ações de reforço e material estruturado para os alunos com dificuldades. Estes devem ser avaliados semanalmente.
26- Trabalhar no sentido de garantir a aprendizagem de todos.
27- Ser responsável pelas ações, projetos e estratégias de trabalho da escola, bem como os resultados de aprendizagem, motivação dos professores e bom entendimento do grupo;
28- É importante que você coordenador(a) tenha consciência do seu importante papel no núcleo gestor da escola.
29- Todas as suas decisões participe a direção, antes de executá-las.
Bom trabalho! Boa sorte!
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